Nós nem percebemos, mas a adaptação é uma constante nas nossas vidas desde o nascimento!
Durante nove meses o bebê vive no útero da mãe acostumado a um ambiente onde a temperatura é constante, as vozes e ruídos são sempre os mesmos, mas ao nascer o nenêm entrará em contato com as primeiras situações de adaptação da vida dele.
Será preciso se adaptar ao novo lar que a mamãe preparou com muito carinho para recebê-lo, será necessário se acostumar ao sabor do leite materno e assim por diante.
A chegada à creche/escola também deve ser preparada com muito carinho por toda a família e pela equipe de profissionais que vai receber essa criança.
E você deve estar se perguntando, como é que eu posso ajudar meu filho a se adaptar à escolinha? Vamos colocar aqui algumas dicas especialmente para você:

1. Conheça a equipe de profissionais e a escola
Visite a escola. Ela deve ser limpa e segura. Os profissionais devem estar capacitados para que você se sinta confiante em deixá-los boa parte do dia cuidando do seu filho.


2. Transmita segurança e tranquilidade
É importante que você esteja confiante, pois a ansiedade é percebida pela criança e dificulta a adaptação.


3. Vestimenta e adereços
No primeiro dia de aula leve seu filho com uma roupa bem confortável.
Se sua filha não gosto de enfeites no cabelo, é melhor evitar para que ela não chegue irritada à escola.


4. Não faça modificações em casa
Você está pensando em mudar o bebê do berço para a caminha? Aguarde mais um pouco. Muitas coisas diferentes ao memos tempo podem confundir a cabecinha dele.

5. Evite a retirada da chupetaQualquer mudança nos hábitos e costumes da criança devem ser feitos depois que ela estiver totalmente integrada à escola.

6. Transfira as suas atribuições de mãe para a professoraCaso seu filho lhe peça água, deixe que a professora pegue o copo e entregue a ele.
Sempre que for preciso retirar ou calçar os sapatos do seu filho, permita que a professora o faça.
Com essas pequenas atitudes a criança vai perceber que a professora também consegue atender suas necessidades, gerando confiança nesse profissional.


7. A presença dos pais na escolaO tempo de permanência dos pais na escola deve ser orientado pela pedagoga de acordo com cada escola.

8. Nunca saia escondidaÉ extremamente importante se despedir!!!
Abaixe, olhe nos olhos do seu filho e diga: “Filho, a mamãe vai trabalhar e volta mais tarde para te buscar.”
Beije-o carinhosamente e se afaste. É provável que ele chore, mas a professora vai confortá-lo oferecendo brinquedos e atividades diversas que despertam o interesse de qualquer criança.

O processo de adaptação é uma constante na vida de qualquer pessoa, mas com paciência, disciplina e perseverança tudo acontecerá de forma tranquila.